Manutenção de Empilhadeiras Elétricas e Gás

Manutenção de Empilhadeiras Elétricas e Gás

A manutenção de empilhadeiras tem uma serie de peculiaridades, especialmente pelas variações entre motores. Os movidos a diesel, GLP (movidos a gás) ou elétricos. Por isso, os operadores devem tomar alguns procedimentos antes e depois de cada trabalho.

Por exemplo, em empilhadeiras GLP você deve ao final de cada jornada de trabalho desligar o equipamento e necessário fechar o registro do cilindro do motor ainda funcionando para que haja queima de todo combustível da maquina. Outros pontos importantes devem ser sempre observados, por isso e sempre bom ter profissionais capacitados para fazer a manutenção adequada de sua maquina.

Diferente das empilhadeiras elétricas as de gás possuem algumas desvantagem. Por exemplo, as empilhadeiras as gás são mais difíceis de usar em ambientes fechados e climatizados por ser mais poluente a apresentar som que atrapalham o trabalho. No entanto a maquina a gás apresenta maiores vantagens em ambientes abertos onde os ruídos tem uma maior dispersão facilitando o trabalho. Outro ponto importante e o fácil e rápido abastecimento diferentemente da empilhadeira elétrica.

Apesar de apresentar vantagens, como maior capacidade de elevação de peso, de poder ser usado em ambientes externos sem a necessidade de proteção extra (contra chuvas, por ex) e maior rapidez na hora de reabastecimento, as empilhadeiras a combustão não podem operar próximo de ambientes climatizados e controlados, e as mesmas são desaconselhados em ambientes parcialmente fechados, pelo fato de, através do sistema de escapamentos, emitir monóxido de carbono e ainda gerar fuligem.

A verificação do prazo de validade do cilindro de GLP é essencial. Quando estão com a validade vencida podem soltar partículas e provocam oxidação, e consequentemente, danificam o sistema de combustível e o propulsor.

Já únicas empilhadeiras que não produzem gases tóxicos são as elétricas que são as ideias para trabalhos em locais fechados como estoques e armazéns não representando nenhum perigo para pessoas que habitualmente desenvolvem trabalhos nesses ambientes. Por essas razoes que são as melhores para certos produtos como comestíveis e medicinais.

Outro ponto importante no uso de empilhadeiras elétricas existe um menor uso de peças moveis e um sistema de transmissão mais simples e a ausência de vibrações tornam menos provável a possibilidade de falhas. A manutenção e simples ocorre geralmente em intervalos menores e realizada em muito menos tempo que em outros tipos de empilhadeiras. Outro fator importante da empilhadeira elétrica e a ausência de embreagem, caixa de cambio e motor que facilita muito a manutenção e o custo menor.

As empilhadeiras elétricas têm um baixo consumo de energia, ainda mais as equipadas com controle eletrônico, uma vez que este assegura uma operação ainda mais econômica, permitindo inclusive incorporar ao sistema temporizador o corte da corrente nos momentos em que o operador não está realizando nenhuma operação ou movimento com a máquina, evitando assim consumo desnecessário.

Por outro lado o custo da energia elétrica é consideravelmente mais baixo se comparado com combustíveis líquidos ou gasosos.
Este custo pode ser menor ainda, dependendo da localização geográfica e, fundamentalmente se as baterias forem carregadas nos horários noturnos, quando geralmente as tarifas são reduzidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *